Dez dicas ensinam a criar um e-mail marketing de sucesso

E-mail marketing é qualquer forma de contato genérico que a empresa faz com o cliente por meio do correio eletrônico. Bem utilizado, pode ser uma importante ferramenta de negócios e relacionamento. "O e-mail marketing não é apenas venda. Cada vez mais, as empresas sabem da importância de oferecer conteúdo e serviço", explica Edson Barbieri, coordenador de e-mail marketing da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).

O objetivo dessa ferramenta é estreitar os laços de relacionamento com o cliente. Por isso, sua adoção é recomendada pra empresas de qualquer porte. Para quem deseja apostar nessa forma de marketing direto, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada. É ela quem fará o disparo dos e-mails e controlará o retorno, por exemplo.

Listamos 10 dicas para você criar um e-mail marketing de sucesso para sua empresa:

1. Objetivo do e-mail marketing 

O empreendedor precisa ter claro o que pretende com as mensagens enviadas para os clientes: se é vender, orientar, oferecer conteúdo ou um mix de tudo isso.

2. Lista de clientes 

É imprescindível contar com a autorização dos clientes para montar a lista de recebimento. A coleta pode ser feita quando o cliente vai até a loja física e preenche um cadastro, por contato telefônico ou quando o internauta, no site da empresa, opta por receber a newsletter. "Qualquer ponto de contato é um momento interessante para se conseguir o e-mail".

3. Conteúdo relevante 

"É fundamental que a mensagem gerada seja relevante", o primeiro passo é conhecer com clareza o perfil do consumidor e, então, pensar em assuntos que despertem sua atenção.

4.Segmentação do público-alvo 

Relevância significa entregar o conteúdo certo para o público certo. Nem todas as campanhas ou promoções devem ser enviadas para toda a base de dados. É preciso fazer uma análise do perfil da audiência e, então, direcionar os conteúdos. As empresas que fornecem e-mail marketing possuem ferramentas para tal segmentação.

5. Design das mensagens 

É fundamental manter a identidade visual da empresa no e-mail marketing. "Uma dica é não mandar e-mails apenas com imagens. Algumas não baixam e, se não tiver texto, a chance de o leitor deletar é maior". Também é preciso cuidar para que a mensagem seja visualizada da melhor forma possível nas diversas plataformas, como computadores, celulares e tablets.

6. Acompanhamento dos retornos 

"Não adianta fazer envio de uma campanha via e-mail e não acompanhar a interação". É importante saber quantas pessoas abriram a mensagem e quantas clicaram nos links.

7. Relatórios e análises dos dados 

O disparo de e-mails marketing gera relatórios de desempenho. No caso de uma promoção, é possível verificar qual foi o retorno obtido e cruzar com a quantidade de pessoas que clicaram no e-mail marketing. "Por meio de relatórios é que se consegue saber o retorno do investimento e se as ações têm surtido o efeito esperado".


8. Base de dados atualizada 

A base de e-mails é muito volátil - é comum as pessoas deixarem de usar as suas contas. Por isso, é fundamental limpar do banco de dados os e-mails que voltam.


9. Diálogo ativo 

Mesmo que não exista uma campanha nova para mandar, aproveite datas especiais, como aniversários e Dia das Mães, para mandar e-mails marketing comemorativos. "Isso garante a continuação do relacionamento".


10. Testes de modelos 

Não existe uma "receita de bolo" para o que pode dar certo. Uma dica é testar mais de um modelo. "Se você tem uma base de 10 mil e-mails, mande de um jeito para 500 contas - com variação de assunto, por exemplo - e de outro para mais 500. Veja qual das duas maneiras deu mais retorno e então dispare para os outros 9 mil".

 

Fonte: Edson Barbieri

Dicas para seu e-mail marketing não cair no spam

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Os provedores de email travam uma longa briga com as empresas que fazem campanhas de e-mail marketing, pois diversas destas empresas utilizam um dos piores mecanismos de geração de lista de emails: elas compram listas prontas. Isso, além de causar um sério problema aos provedores devido ao grande volume de emails enviados, também não é indicado nas ações de marketing digital, já que a não autorização do recebimento de um email pode causar um desconforto ao cliente e ele pode acabar rejeitando uma marca.

Para dificultar a grande massa de emails inapropriados, os provedores criaram algumas regras que classificam os emails como SPAM ou como normais. Abaixo seguem 7 dicas para "enganar" - de forma positiva - estes provedores e não deixar sua campanha de email marketing ir para o SPAM.

1- Utilize uma ferramena de envio

Para ter sucesso na sua campanha de email marketing, o ideal é sempre utilizar uma ferramenta de envio. Os provedores monitoram os endereços IPs dos computadores que estão enviando muitos emails de uma única vez e consideram estes emails como SPAM. As ferramentas de envio possuem servidores espalhados pelo mundo, para evitar que apenas um único IP receba toda a carga de envio. Elas também possibilitam um maior controle sobre a campanha, mostrando relatórios de envios, visualizações, cliques, etc.

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Por que optar por e-mail marketing como meio de divulgação?

Clique em exibir as imagens para verPara começarmos o e-mail marketing  é "o conjunto de ações de marketing intermediado por canais eletrônicos como a Internet, em que o clientecontrola a quantidade e o tipo de informação recebida". Basicamente, o e-mail marketing é marketing direto, ele tem como missão estabelecer um contato direto com o consumidor, passando para ele a informação desejada de sua empresa. 

Uma das formas de usar o e-mail marketing é informar as promoções diárias de uma loja virtual. Para o usuário receber esse e-mail marketing ele deve se cadastrar em alguma área especifica do site. Essa atividade é conhecida como opt-in.

Vantagens

Você sabia que uma campanha de e-mail marketing é bem mais prática, simples e rápida de ser mensurada ao compararmos com outros formatos de comunicação? Pois bem, é possível medir o desempenho, sucesso e Retorno do investimento da campanha de forma eficaz e imediata.

Um campanha de e-mail marketing oferece uma ótima relação custo X benefício quanto aos outros formatos de comunicação, como: inserção de anúncios em revistas, TV, jornais ou mesmo ações por telemarketing e mala direta.

Principalmente, por se tratar de uma ação online, é bem acessível para micro e pequenas empresas, pois podem agendar e realizar seus envios a qualquer momento sem depender de fatores externos. Por estar no ambiente virtual, a prática de e-mail marketing favorece a"viralização" de ações, ou seja, após receber o e-mail o usuário pode repassa-ló a outras pessoas que por algum motivo também possam se interessar. Assim a ação pode atingir um público bem maior do que o iniciado na campanha.

O e-mail marketing é um formato de comunicação dirigida, ou seja, você pode atingir o perfil de público que desejar, diferente, por exemplo, de um anúncio em revista ou jornal, representantes do formato de comunicação de massa. Esses formatos atraem diversos públicos, o que faz com que sua campanha atinja pessoas que não possuem interesse algum em seu produto.

Com o e-mail marketing é possível descobrir quem leu o e-mail, quem clicou no link e até mesmo o dia e horário. Dessa maneira o anunciante consegue otimizar cada vez mais sua campanha.

Outro ponto positivo do e-mail marketing é que para tal prática não é necessário utilizar papel, ou transporte de volumes. Sendo assim se torna uma ação ecologicamente correta.

Fonte: Oficina da Net

Lançamento do DWMAIL

É com grande prazer que escrevemos para trazer esta supernovidade que a Desenvolve Web acaba de lançar. Trata-se de um novo produto da empresa criado para enviar suas campanhas de e-mail, que chamamos de DWMAIL. O DWMAIL vem com uma série de ferramentas que vão auxiliar seu processo de envio de e-mail marketing, assim como também mensurar a qualidade de suas campanhas. 

Estudamos muito para que o sistema ficasse muito bom, fácil de usar e que principalmente possamos entregar as mensagens na caixa de correio de seus contatos. Hoje ninguém pode garantir 100% de entrega das mensagens, mas podemos dizer que estamos em um patamar bem alto. 

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SEM SPAM!

Nossa política de SPAM é severa. Tratamos todas as mensagens de nossos clientes, antes de ser disparada fazemos mais de 600 testes de qualidade, exatamente 600 testes de qualidade em cima da mensagem a ser disparada. Assim conseguimos criar um ranking de SPAM que mostramos quando a analise da campanha é feita.  Se nosso ranking atingir 50% sua mensagem não será disparada. Fazemos isto para que sua mensagem não interfira na qualidade de envio de nosso serviço como um todo. Assim como também protegeremos você de spammers. Todo envio terá um ranking de spam e também uma reputação de qualidade.

 

Ferramentas:

Agendamento de envios automático
Agende as suas campanhas e não tenha trabalho em enviar. Pode ser agendado para qualquer horário e dia.

Segmentação de contatos
Use a segmentação para atingir o público certo nas campanhas enviadas. Com a segmentação é possível criar campanhas direcionadas. 

Classificação por reputação da conta
O sistema de reputação de campanhas é um cálculo feito sobre o resultado de cada campanha enviada. 

Integração com o site da sua empresa
Integre um formulário de captação de e-mails no seu site e aumente a sua base de contatos.

Agendamento de aniversariantes
Envie uma mensagem personalizada para seus contatos quando estiverem de aniversário. 

Relatórios completos
Veja relatórios completos da campanha enviada. Saiba quais e-mails clicaram na mensagem, quais marcaram como spam 

 

Agende um horário para apresentarmos em sua empresa pelo e-mail: contato@desenvolveweb.com.br

Quer mais informações sobre o produto: acesse www.dwmail.com.br

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